Exposição no Centur reúne obras de 23 mulheres amazônidas, em Belém
22/01/2025
Mostra inclui rodas de conversas com as artistas e oficinas gratuitas para o público. Entre as obras reunidas na mostra, há grafite, fotocolagem, bordado e pintura sobre tela
Divulgação
Nesta quinta-feira (23), ocorre a reabertura da exposição “Mil Marias e 18 ODS”, reunindo obras de 23 artistas paraenses que, agora, poderão ser visitadas pelo público na Galeria Theodoro Braga, no Centur, em Belém. A novidade dessa nova fase da exposição são as rodas de conversa e oficinas ministradas pelas artistas participantes, proporcionando uma maior interação com o público.
“Os ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) não são preocupação apenas para gestores ou lideranças. Nós que somos nortistas e prejudicados em diferentes esferas temos propriedade para falar sobre desigualdade, opressões, sobre recursos naturais, desafios da vida urbana, identidade e tantos outros aspectos resumidos em cada Objetivo. Conduzir os ODS para as obras não foi difícil para as artistas, pois são bandeiras que muitas já levantam em suas carreiras e desafios que elas vivem como amazônidas, mulheres, mães, filhas, empreendedoras, periféricas, pretas, gays, ativistas, cada uma com seu repertório”, explica Marta Cardoso, uma das curadoras e artistas envolvidas na exposição.
Fotografia compõe a mostra coletiva no Centur
Divulgação
Entre as obras reunidas na mostra, há grafite, esculturas em papel, fotocolagem, bordado e pintura sobre tela, todos destacando a força do feminino no universo amazônico, mostrando a experiência e a resiliência das mulheres amazônidas.
O horário de visitação da exposição será sempre até às 17h, com visitas guiadas de segunda a sexta. Nos sábados em que for realizada a programação paralela, o espaço também estará aberto, dando oportunidade para que mais pessoas conheçam os trabalhos.
Serviço
Vernissage da Exposição “Mil Marias e 18 ODS”
Data: 23/ 01 (quinta-feira)
Hora: 19h
Horário de funcionamento
De segunda sexta, das 9h às 17h
Roda de Conversa com as Artistas
Data: 25/01(sábado)
Hora:10h
Oficina "Colagem Analógica", com Júlia Goulart
Data: 08/02 (sábado)
Hora: 15h às 18h
Oficina "Iniciação à Fotografia", com Ryssa Tomé
Data: 22/02 (sábado)
Hora: 9h às 17h
Local: Galeria Theodoro Braga, no CENTUR (Av. Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré).
Vídeos com todas as notícias do Pará